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Resoluções 2020: mudança de hábitos para uma vida mais saudável

O final de ano sempre traz aquele sentimento de gratidão pelo que passou e de ansiedade pelo que ainda está por vir. As listas de resoluções para o novo ano que se aproxima começam a tomar forma, então que tal acrescentar na lista de metas para 2020, algumas mudanças de hábitos para melhorar a sua saúde?

Alimentação saudável

Você é o que você come. Já deve ter ouvido falar nesse velho ditado, não é mesmo? Nos dias de hoje, a sociedade tem vivido uma rotina cada vez mais acelerada, e com a correria do dia a dia fica ainda mais difícil montar um cardápio balanceado. Uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, auxilia na prevenção de doenças causadas por falta de nutrientes e combate a obesidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cinco porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças. Atualmente, apenas 23% da população brasileira faz o consumo recomendado pela organização.

Mas como adotar um cardápio balanceado? Inclua o consumo de frutas, legumes e verduras variadas – quanto mais colorido melhor -, diminua a quantidade de açúcar e sal, evite o consumo de alimentos processados e ultraprocessados. O consumo desses alimentos auxilia na imunidade do organismo contra as infecções e contribuem para combater a obesidade, hipertensão e diabetes. Confira o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde: https://bit.ly/2PmilrU

Atividade Física para uma vida com mais saúde

A prática regular de atividade física também deve fazer parte da rotina em 2020. A OMS recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (20 minutos por dia) ou, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (10 minutos por dia).

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) indicou que um a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendada pela OMS. Além disso, as pessoas sedentárias têm 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas -doença do coração e diabetes-, que as pessoas que realizam 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana.

Algumas dicas para começar a prática de atividade física são encontrar um local adequado; iniciar com uma atividade que não exija alto preparo físico; outra dica valiosa é praticar perto de casa, isso facilita o deslocamento e ajuda a manter o novo hábito; atividades realizadas por várias pessoas também podem ser um estímulo a mais.

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