intolerância à lactose

Intolerância à lactose: como cuidar da alimentação

Após consumir leite ou derivados, pessoas com intolerância à lactose sentem dor abdominal, gases, náusea, diarreia e outros desconfortos gastrointestinais. Essa intolerância se dá pela baixa ou nenhuma produção da enzima lactase.

Os sintomas da intolerância à lactose costumam surgir minutos depois da ingestão do leite in natura, e de seus derivados (queijos, leite condensado, manteiga, etc..) ou de alimentos que contém leite em sua composição. Em bebês e crianças pequenas que são portadoras do distúrbio, em geral, crescem mais lentamente e perdem peso.

Alergia ao leite

Existe também a alergia ao leite, nesse caso, é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, são reações através de uma porção, por menor que seja de leite ou derivados. Os sintomas de pessoas alérgicas ao leite são: constipação, diarreia, inchaço, indigestão, sangue nas fezes, vômito ou flatulência.

Diagnóstico

Para receber o diagnóstico é necessário passa por uma avaliação clínica e realizar alguns exames específicos, como: teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes.

O tratamento para a intolerância à lactose é simples, pois pode ser controlada com dietas e medicamentos. No início, é realizada a suspensão do leite e derivados com objetivo de promover alívio dos sintomas. Posteriormente os alimentos são reintroduzidos aos poucos para identificar a quantidade de lactose que o organismo consegue suportar sem causar sintomas adversos.

Veja quais cuidados são necessários para pessoas com intolerância à lactose:

  • Ler os Rótulos de alimentos para saber a composição do produto;
  • Ler bula dos remédios, pois vários deles incluem lactose em sua fórmula;
  • Reintroduzir a lactose na medida em que o corpo suporta.

O que consumir:

  • Pão francês e pão-de-ló podem ser consumidos, pois o leite de vaca não faz parte dos ingredientes;
  • Leites vegetais como: soja, arroz e aveia não contém lactose;
  • Fontes de cálcio são encontradas também em ovos, verduras de folhas verdes, feijão, sardinha, amêndoas, tofu, nozes, gergelim e em alguns temperos como, manjericão, orégano, alecrim e salsa.

Deixe um Comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH