alimentação

É possível manter uma alimentação saudável e saborosa no inverno

É só a temperatura cair que sentimos mais fome, não é verdade? Mas para garantir a saúde devemos continuar mantendo uma alimentação equilibrada e resistir à tentação e abusar de guloseimas e pratos calóricos.

Segundo a nutricionista Daniela Torrezan esse aumento da fome é o corpo pedindo mais energia. “No inverno devido às baixas temperaturas o nosso organismo trabalha mais, ou seja, ocorre um gasto energético maior para nos manter com uma temperatura estável e com isso sentimos mais fome”.

A nutricionista dá dicas preciosas para manter a alimentação equilibrada nessa estação e sugere algumas receitas que irão tem ajudar a saciar a fome de forma saudável.

Como as pessoas podem evitar comer em excesso com a desculpa do frio e manter a alimentação saudável nesta época do ano?

É muito importante manter uma rotina de alimentação saudável, ou seja, ter horário certo para alimentar-se. Isto auxilia no controle do apetite, pois  a pessoa estará bem alimentada e não fará escolhas erradas. Os chás também são grandes aliados para nos aquecer,melhorando a nossa sensação térmica.

As preparações quentes podem e devem ser as preferidas e consumidas, pois aliviam a fome e aquecem o corpo, diferentemente dos alimentos gordurosos e açucarados, que dão uma falsa sensação de aquecimento.

As pessoas também reclamam de comer saladas no inverno, porque elas são frias. Há alguma alternativa saudável para as saladas?

No frio temos menos vontade de comer saladas cruas, mas não podemos deixar de consumi-las, pois são essenciais para manter nossos níveis de vitaminas, fibras e minerais adequados.

Para conseguir manter um regular consumo de hortaliças é possível consumi-las cozidas ou refogadas, outra forma é incluir mais variedades de legumes nas refeições. As frutas cozidas ou assadas com a adição de canela, também são boas opções.

Nos dias frios as pessoas costumam consumir mais sopas, caldos e cremes. Eles podem ser inimigos da dieta saudável? Porque?

No inverno as sopas são grandes aliadas para uma refeição saudável e para nos aquecer, o segredo é a composição, pois é muito comum associar a sopa ou caldo um embutido ou uma carne com mais gordura, colocar 2 a 3 tipos de carboidratos, poucas hortaliças e para acompanhar um pãozinho, aumentando assim o valor energético e diminuindo o valor nutricional.

Quais as alternativas de sopas, caldos e cremes  menos calóricos e mais saudáveis?

As sopas são ótimas opções para o horário do jantar e para que elas sejam saudáveis a preparação deve ser composta por uma fonte de carboidratos (batata, mandioquinha, inhame, cará, mandioca, arroz ou macarrão), uma fonte de proteína (frango, carne, peixe) legumes e verduras variadas (abobrinha, chuchu, cenoura, beterraba, abóbora, couve flor, brócolis, couve, etc).

As sopas feitas com leguminosas como lentilha ou o grão de bico associada a uma carne magra e a uma verdura, também são boas opções.

Confira receitas de sopa saudáveis

Sopa de cenoura com gengibre

Ingredientes

4 cenouras

1 batata

1 cebola

300 g de patinho em cubos ou moido

1 dente de alho

1 col. (sob.) de azeite

10 g de gengibre ralado

1,5 litro de água

Modo de preparo: Descasque e pique as cenouras, a batata, a cebola e o alho. Aqueça o azeite na panela de pressão e refogue a carne a cebola e o alho. Coloque a cenoura e a batata, acrescente a água já quente e cozinhe na pressão por 15 minutos. Bata no liquidificador junto com o gengibre até virar um creme, aqueça e sirva.

Sopa de inhame com linhaça

Ingredientes

1 col. (chá) de azeite de oliva

1 dente de alho picado

1 cebola média picada

500 g de inhame picado

Salsa, cebolinha, alho, tomilho…à gosto

1 maço de alface picada

1 col. (sopa) de linhaça dourada

Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o inhame e refogue por mais três minutos. Acrescente as ervas e cozinhe até o inhame ficar macio. Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador. Volte à panela apenas para aquecer, salpique a salsa a alface e a semente de linhaça e sirva em seguida.

Sopa de inhame com espinafre

Ingredientes

5 inhames médios

1 colher (café) cubinhos de gengibre

1 cebola média picada

2 dentes de alho

1 xícara de chá de espinafre picadinho

2 colheres de sopa de linhaça dourada

500 ml água ou mais

Para tempero

1 colher (café) de sal

1 colher de (chá) de tomilho e alecrim triturados

Modo de preparo: Refogue o alho e a cebola em panela antiaderente. Cozinhe o inhame já sem a casca com o gengibre. Quando estiver bem macio, amasse-o na própria água de cozimento, com auxílio de um garfo ou espremedor de batatas. Adicione o espinafre, acerte o sal e ferva por mais 2 minutinhos, até as folhas amolecerem. Acrescente a linhaça 2 minutinhos antes de servir.

Sobre o autor(a):

2 Comentários

Deixe um Comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH